Sociedade secreta é uma entidade que reúne um grupo de pessoas com o mesmo propósito: partilhar segredos amplos a um tema específico, que não são revelados a todos.
Saiba mais a seguir sobre as 10 sociedades secretas mais famosas do mundo, como a Ordem Rosacruz, a Ordem dos Templários, a Illuminati e a Maçonaria.
Sociedade Teosófica
A Sociedade Teosófica foi fundada em Nova York, Estados Unidos, em 17 de novembro de 1875, pela escritora, filósofa e teóloga russa Helena Petrovna Blavatsky e pelo coronel Steel Olcott, um escritor, advogado e jornalista americano.
Essa sociedade foi criada a partir dos “encontros” entre Helena e os mestres de sabedoria Morya e Kuthumi, que deram a ela a missão de trazer o conhecimento oculto para o ocidente.
Com mais de um século de existência, a Sociedade Teosófica se espalhou por 60 países em vários continentes.
O lema é “não há religião superior à verdade”, que foi traduzido do sânscrito “Satyan nasti para Dharmah”.
Essa sociedade, como a maioria delas, se estruturou sobre o princípio humanitário da Fraternidade Universal.
Encontra-se nos escritos de sua fundação a afirmação de que “a humanidade que é a grande órfã, a única deserdada sobre a Terra, e é dever de todo homem capaz de um impulso altruísta fazer algo, por menos que seja, pelo seu bem estar. Portanto, o objetivo da Sociedade Teosófica é: formar um núcleo da Fraternidade Universal da Humanidade, sem distinção de raça, credo, sexo, casta ou cor.”
Ordem Rosacruz
A Ordem Rosacruz tem função parecida com a Sociedade Teosófica e partilha de princípios muito parecidos, relacionados à Ordem Universal.
Acredita-se que sua origem venha das antigas escolas místicas do Egito, por volta de 3361 a.C. A fraternidade foi revelada a público no século XVII e hoje é conhecida de muitos na tradição esotérica ocidental.
Esta sociedade sempre foi fechada, mas há alguns anos isso mudou pela necessidade de ensinamentos espirituais e a vontade do conhecimento que começa a ser despertada em alguns.
Sua origem provavelmente se deu com a publicação dos três seguintes manifestos lançados na Europa.
São eles Fama Fraternitatis, de 1614; Confessio Fraternitatis, de 1615; e Núpcias Químicas de Christian Rozenkreuz, de 1916.
Também é dita como o “Colégio dos Invisíveis”, fundada por Adeptos, seres de lua do mundo espiritual, que passaram a orientar os homens.
A facção mais conhecida da Ordem Rosacruz é a AMORC (Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis), fundada por Harvey Spencer Lewis em 1915, cujo objetivo é orientar e prestar auxílio à evolução espiritual do homem.
Ordem dos Templários
Também conhecida como A Ordem dos Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, foi uma ordem de cavalaria militar bastante conhecida e existiu por aproximadamente dois séculos na Idade Média, fundada em 1096, na primeira Cruzada.
Seus membros faziam voto de pobreza e castidade com o propósito de tornarem-se monges. O sucesso dos Templários esteve vinculado ao das Cruzadas.
Sua missão era proteger os peregrinos católicos que viajavam à Terra Santa, no trajeto Jerusalém/Europa.
A Ordem tinha uma forma peculiar de atuar: o peregrino podia deixar uma soma de dinheiro na Europa e tirá-la em outro lugar; mas cobravam uma taxa por isso.
O controle desta ação era da igreja. Uma lenda conta que os Templários cultuavam a cabeça embalsamada de São João Batista, encontrada no Templo de Salomão.
Ordem Kabbalística da Rosa-Cruz
A Ordem Kabbalística da Rosa-Cruz (OKRC) é uma tradição hermética fundada em Paris, em 1888, e seu primeiro grande mestre foi Stanislas de Guaita.
Esta ordem é uma das poucas que preservou seus rituais e práticas em segredo até os nossos tempos.
Até os dias de hoje a estrutura tradicional de todo fundamento não foi mudada. Por isso, sobrevive sem corrupção.
É uma ordem que traz em si aspectos da filosofia do martinismo, da kaballa e do hermetismo. A OKRC não é somente uma escola filosófica.
Seu objetivo é ensinar e iniciar pessoas que possuem o desejo autêntico de progredir espiritualmente.
Ordem Martinista
Esta é uma Ordem Iniciática, cujo objetivo é perpetuar o esoterismo judaico-cristão. A Ordem Martinista estuda, acima de tudo, a história do ser humano desde sua primeira emanação até sua condição atual, assim como as relações dele com Deus e com a natureza.
Seu lema principal é “só nós podemos ler no próprio Deus e nos compreender em seu próprio esplendor.”
O Martinismo, fundado no século XVIII por Louis Claude de Saint Martin, é uma escola de pensamento místico-filosófico baseada nos escritos de Martinez de Pasqually e de Louis Claude de Saint Martin, relacionado ao cristianismo esotérico e a mística judaica.
Hermetismo (Hermes Trimegisto)
Os escritos mais conhecidos atribuídos a Hermes são: A Tabua das Esmeraldas e Corpus Hermeticum.
Essas crenças têm tido influência na sabedoria oculta da Europa desde a Renascença. A magia hermética passou por um processo de Renascimento no século XIX na Europa Ocidental, onde era conhecida também como Ordem Hermética do Amanhecer Dourado.
Essa filosofia se baseia em estudos sobre a realidade do mundo, do Universo, de Deus e do Todo em busca da verdade suprema.
Foi reavivada por figuras como o teólogo, filósofo, escritor e frade dominicano italiano Giordano Bruno e o filosofo italiano Marsílio Ficino, representante do Humanismo florentino.
O Hermetismo está também associado à alquimia e à astrologia e se baseia em leis relacionadas ao funcionamento do Universo.
IIluminati
Adam Weishaupt
Conhecido como os Illuminati da Baviera, essa sociedade secreta foi fundada na Era do Iluminismo, no qual se inspirava, em 1º de maio de 1776.
Existe uma teoria, ou uma crença, que essa sociedade ainda existe e controla os assuntos mundiais secretamente, como uma versão moderna ou uma continuidade dos Illuminati bávaros.
Muitas pessoas acreditam que eles são o cérebro que está por trás dos acontecimentos que levarão ao estabelecimento da Nova Ordem Mundial.
Essa ordem, contra a igreja e a monarquia, foi fundada pelo maçom Adam Weishaupt, na Bavária. Seu objetivo era acabar definitivamente com as crendices religiosas e estabelecer o verdadeiro conhecimento.
Tinha como objetivo unir a Europa e criar um Governo Planetário. Mas a Alemanha não gostou da ideia de perder o Estado Germânico e acabaram por destruir a irmandade.
Segundo alguns entendidos, ela continua atuante e teria mesmo um braço norte americano, a chamada Skull and Bones.
Skull and Bones
A sociedade estudantil americana, cuja tradução literal é crânio e ossos, foi fundada em 1832 e introduzida na Universidade de Yale, em New Haven, Connecticut (EUA), por William Huntington Russel e Alphonso Taft.
Há um mistério que cerca a Skull and Bones: há quem diga que os “homens de ossos”, como são conhecidos seus membros, fazem parte de um grupo que está por trás dos acontecimentos históricos de maior importância do século, como o lançamento da bomba atômica de Hiroshima.
Mas também há quem diga que a Skull and Bones não passa de uma agremiação americana estudantil sem nenhum propósito mais profundo ou importante.
Seus membros mais importantes são George W Bush, pai e filho, e o democrata John Kerry.
Comenta-se também que seus membros se ajudam para que possam alcançar posições de poder na sociedade.
A cada ano apenas 15 membros são eleitos para fazerem parte dessa sociedade, que conta hoje com apenas 800 membros.
Priorado de Sião
O Priorado de Sião seria uma sociedade secreta fundada em Jerusalém no ano de 1099 que jura proteção a um segredo do Santo Graal, entendido como uma hipotética descendência de Jesus Cristo, originada da formação de uma família constituída com Maria Madalena.
No ano de 1300, essa ordem teria passado para a clandestinidade com o objetivo de evitar o mesmo fim dos Templários.
Teria passado a se chamar Ordem Rosa Cruz Veritas, que não tem relação com nenhuma outra ordem do mesmo nome.
Michael Baigent, Richard Leigh e Henry Lincoln, autores de O Santo Graal e a Linhagem Sagrada, dizem ter encontrado provas da existência do Priorado.
Foram encontrados dossiês secretos, descobertos em 1956, com informações sobre o Priorado e seus grandes mestres.
Segundo o documento, seriam membros do Priorado: Leonardo da Vinci, Isaac Newton, Victor Hugo, Claude Debussy e Jean Cocteau. Ninguém sabe ao certo a verdade sobre esses documentos e sobre a existência dessa sociedade.
Maçonaria
A Maçonaria é uma sociedade discreta e secreta, de caráter universal, com propósitos humanitários de liberdade, igualdade e fraternidade e aperfeiçoamento intelectual e do conhecimento, portanto, uma sociedade iniciática e filosófica.
É a sociedade secreta mais conhecida do mundo e segundo a lenda teria suas raízes no Antigo Egito.
Ela teria surgido nos ritos iniciáticos praticados na Pirâmide de Quéops e, através da tradição oral, foi passada de geração a geração. É a partir da construção do Templo de Salomão que começa de verdade a história da Maçonaria.
Meio milhão do pagador de impostos para um evento militante e promotor da
ideologia trans para crianças e adolescentes
-
Foi publicada hoje (21.11) autorização no Diário Oficial do Município para
a subvenção no valor de MEIO MILHÃO DE REAIS ao Grupo Arco-Íris para a
realiza...
Há 4 dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário