Seguidores

caveiras contadoras

sábado, 21 de janeiro de 2012

Polícia investiga morte de funcionário do Planejamento


Duvanier Ferreira, secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, morreu depois de ter atendimento negado por dois hospitais particulares da capital; presidente Dilma também pediu investigação


A Polícia Civil do Distrito Federal abriu inquérito nesta sexta-feira para apurar se houve omissão de socorro por parte de dois hospitais particulares de Brasília na madrugada de quinta-feira. O secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Ferreira, morreu depois de ter o atendimento negado por dois hospitais particulares da capital - Santa Lúcia e Santa Luzia. Seu plano de saúde não tinha convênio com as unidades de saúde.

Os familiares, que não puderam arcar com as despesas médicas, alegam ter tido o atendimento negado. Ferreira, que sofreu um infarto, chegou a ser encaminhado para o Hospital do Planalto,mas os médicos não conseguiram reanimá-lo. “A exigência do cheque caução é uma prática absurda de acordo com o Código de Ética do Consumidor”, disse a delegada Alessandra Figueredo, responsável pelo caso. Segundo ela, em tese, houve omissão de socorro. “Não se pode negar socorro a uma pessoa que está em risco”, avalia. Os plantonistas do hospital, informou, podem responder pelo crime, cuja pena é de até um ano e meio de prisão.

Depoimento - Nesta sexta-feira, a diretora do Santa Luzia prestou depoimento. Ela negou que Ferreira tenha dado entrada no hospital. A diretora entregou à polícia as imagens do hospital gravadas entre meia-noite e sete horas da manhã de quinta-feira. “Pedimos as imagens da entrada das emergências dos hospitais, que vão comprovar o estado que em que o secretário chegou aos hospitais e como foi a dinâmica dos fatos”, disse a delegada.

Ela pretende ouvir os funcionários dos hospitais Planalto e Santa Luzia que estavam de plantão até terça-feira, como atendentes, médicos e porteiros. Os profissionais do Santa Lúcia serão intimados na semana que vem, depois que o hospital entregar a lista dos funcionários que estavam trabalhando na ocasião. A responsabilidade pelo crime é dos profissionais, mas o hospital pode responder por danos morais, se a família entrar com processos.

O laudo do Instituto Médico Legal (IML) ficará pronto em 15 dias. O relatório deve indicar a causa da morte e pode comprovar se a falta de atendimento no primeiro hospital pode ter contribuído para o falecimento do secretário. O inquérito policial será finalizado em 30 dias.

A presidente Dilma Rousseff pediu abertura de investigação sobre a conduta dos dois hospitais particulares que teriam negado atendimento ao secretário. Dilma foi informada, durante reunião com ministros na quinta, que o plano de saúde de Ferreira não tinha convênio com os hospitais, motivo pelo qual ele não teria sido atendido. A presidente mandou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, apurar o fato e pediu punição exemplar em caso de comprovação de irregularidade.

Hospitais - Em nota a diretora do Hospital Santa Luzia, Marisa Makiyama, disse que o hospital iniciou um levantamento para verificar o fato relatado e não constatou a entrada de Duvanier Paiva no pronto atendimento na madrugada de quinta-feira. “Foram checadas as imagens do circuito interno de TV, bem como os registros telefônicos e feitos contatos com funcionários que estavam de plantão”, diz o texto.

O Hospital Santa Lúcia disse ao jornal Correio Braziliense que o caso está sendo avaliado pelo seu Departamento Jurídico. Em nota publicada na quinta, a Presidência disse que o secretário “teve uma trajetória política destacada, tanto no movimento sindical quanto no governo, em defesa da democracia e da justiça social no Brasil”. Ele atuava no cargo desde 2007.

OPINIÃO DO BLOG:
SRA. DILMA, TODOS OS DIAS PESSOAS DE TODO O BRASIL MORREM POR RAZÃO DO SUCATEAMENTO DE HOSPITAIS PUBLICOS, PROBLEMAS COM SUPERLOTAÇÃO,PROFISSIONAIS MAL REMUNERADOS QUE SAEM DE UM PLANTÃO PARA O OUTRO, E QUE MESMO ASSIM, NO LIMITE DO QUE PODEM FAZER POR NÃO TER VAGAS, MATERIAIS E PROFISSIONAIS, FAZEM MILAGRES E SALVAM VIDAS, O SUS ESTÁ UMA VERDADEIRA ROLETA RUSSA, ESCOLHER QUEM VAI VIVER E QUEM VAI MORRER É UMA TAREFA DIFICIL PARA OS PROFISSIONAIS DESTA ÁREA, SE PELO MENOS O SEU GOVERNO FOSSE SÉRIO, COM PESSOAS INDÔNEAS, QUE NÃO SE ENVOLVESSE EM ESCÂNDALOS, A SENHORA TERIA TODA A RAZÃO DE SE PRONUNCIAR, PORQUE O SR. QUE MORREU NÃO FOI DIRETO PARA UM HOSPITAL PÚBLICO RECEBER OS PRIMEIROS SOCORROS E DEPOIS SIM SER TRANSFERIDO PARA UMA UNIDADE PARTICULAR ONDE SEU PLANO SERIA ACEITO? SE O SUS FUNCIONASSE TÃO BEM, NA CERTA SEU COMPANHEIRO ESTARIA VIVO, AGORA NÃO ME VENHO COM ESSA DE NEGLIGÊNCIA E RACISMO, NEGLIGÊNCIA É O QUE SEU GOVERNO ESTÁ FAZENDO COM TODO POVO BRASILEIRO, QUE AS VEZES POR CAUSA DE UMA PATOLOGIA MAIS SÉRIA, TEM QUE RECORRER A JUSTIÇA PARA SE OBTER REMÉDIO OU UMA VAGA EM QUALQUER UTI PELO BRASIL A FORA, ESTE CASO QUE OCORREU NÃO É O PRIMEIRO, E NEM VAI SER O ULTIMO, APENAS GANHOU NOTORIEDADE DA SENHORA POR SER UM "CUMPANHEIRO", PELO AMOR DE DEUS, VISITE MAIS OS HOSPITAIS PÚBLICOS DO PAÍS, CONTRATE MAIS PROFISSIONAIS DA ÁREA E TENTA SUSPENDER PROFISSIONAIS QUE TENHAM MAIS DE 3 EMPREGOS, POIS MUITO DESTES SÃO CABIDE DE EMPREGO DE PREFEITURAS, POIS JÁ VI TEMPORÁRIOS CONTRATADOS PELA PREFEITURA E EM PROCESSOS SELETIVOS E APENAS OS "PEIXES" ENTRAREM, PESSOAS COM EMPREGOS GARANTIDOS, DÊ AUMENTO A ESTES PROFISSIONAIS E FICALIZE PELO CPF, OU PELO PAGAMENTO DE RPA QUE É UMA FESTA NAS PREFEITURAS, AINDA MAIS NO INTERIOR DO RIO, AGORA NÃO ME VENHA COM ESSA DE O QUE ACONTECEU FOI NEGLIGÊNCIA E RACISMO, TRABALHE SÉRIO,FAÇA O CERTO PRA DEPOIS PODER COBRAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ULTIMAS POSTAGENS

Postagens populares

Seguidores

Total de visualizações de página

Arquivos do blog

A TERRA E A LUA AGORA

Minha lista de blogs