Seguidores

caveiras contadoras

sexta-feira, 31 de março de 2023

selo de Salomão

O SELO DE SALOMÃO

"Selo de Salomão, também conhecido por escudo ou estrela de David, é uma estrela de seis pontas, formada por dois triângulos equiláteros, um perfeitamente invertido em relação ao outro, que contém, entre vários atributos. os quatro Elementos Alquimicos: o Fogo no vertice superior, a Água no vertice inferior, o Ar na reentrância à esquerda, entre os dois triángulos e. por fim, a Terra na correspondente reentrância à direita.

"O hexagrama que é o «Selo de Salomão» reúne, na sua totalidade, além do conjunto dos Elementos do universo, as qualidades fundamentais da matéria. Estas, situam-se nas pontas laterais da estrela e correspondem-se, duas a duas, com os Elementos: quente e seco para o Fogo, frio e húmido, para a Água, quente e húmido para o Ar e frio e seco, para a Terra.

O Selo de Salomão pretende exprimir, na sua aparente simplicidade, a complexidade cósmica. Assim, dentro da tradição hermética, o Selo de Salomão apresenta uma "personalidade" múltipla. Além da descrita, pode reunir: os sete metais básicos: o Chumbo, o Estanho, o Ferro, a Prata, o Cobre e o Mercúrio - nas pontas da estrela e rodando segundo os ponteiros do relógio - e, ao centro, o Ouro; os sete "planetas" básicos: Saturno, Júpiter, Marte. Lua, Vénus e Mercurio seguindo o mesmo trilho de anteriormente e. ao centro, o Sol: ou, por extensão; as sete esferas celestes, os sete graus de perfeição, os sete dias da semana, as sete cores do arco-iris ou mesmo os misteriosos sete anões da Branca de Neve...

O mesmo simbolo estrelado pode significar, ainda: os quatro humores vitais: a Mucosidade, a Atrabilis (atrabile ou cólera negra), o Sangue vermelho. e a Bilis (Bile), todos pressupostos componentes do sangue: os quatro temperamentos: Linfático, Sanguineo. Nervoso e Bilioso; os quatro estados da matéria: Liquido, Gasoso, Igneo e Sólido; as quatro etapas da vida: Infância, Juventude, Maturidade e Velhice; as quatro estações do ano; ost quatro pontos cardeais; ....

São, consequentemente, possiveis inúmeras correlações entre os Elementos e as qualidades, e os metais, os planetas, os humores, os temperamentos, os estados da matéria, as etapas da vida ou as estações do ano. Assim, por exemplo:

FOGO - quente e seco - Prata - Lua - Sangue vermelho - Nervoso - Igneo - Maturidade - Verão - Sul...

ÁGUA - Frio e Húmido - Chumbo - Saturno - Mucosidade - Linfático - Líquido - Infância - Inverno - Norte...

O Selo de Salomão reduz o múltiplo ao uno (reduzir no sentido de transformar, converter, resumir e nunca no de limitar ou minorar); transmuta o imperfeito em perfeito (a imperfeição, que se dispersa pela periferia, converge para perfeição, que é simbolizada pelo Ouro ou pelo Sol que se encontra no centro): funde os principios masculino (o triángulo vermelho) e feminino (o triângulo azul); e encaminha a Grande Obra, quer no plano material, quer no plano espiritual.

O facto do selo salomónico fundir os principios masculino (o triângulo do fogo) e feminino (o triángulo da água), significa que o Enxofre. quente. expansivo, dinámico e fixador se liga ao Mercúrio, húmido, dúctil e adstringente. O mesmo simbolo representa, então, o "matrimonio" destas duas matérias, criadoras primárias de onde nasce o Ouro vivo.

Um "elemento" estático, neutral neste casamento alquimico ou feitura da Obra, o Sal, deverá juntar-se para perfazer a exigência da triade alma, espírito e corpo."

- Textos apresentados no I Colóquio "Discursos e Práticas Alquímicas" por iniciativa do Centro Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade de Lisboa.

Odisseu de Penélope

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ULTIMAS POSTAGENS

Postagens populares

Seguidores

Total de visualizações de página

Arquivos do blog

A TERRA E A LUA AGORA

Minha lista de blogs