Seguidores

caveiras contadoras

domingo, 29 de dezembro de 2013

10 coisas que você não sabia sobre o Natal


Fim do ano se aproximando e a data natalícia que tantos gostam, principalmente os católicos, também está chegando.
 Mas você sabe tudo sobre o Natal? Como ele surgiu? Qual o real significado de um dos feriados mais populares do mundo?
 Fique atento e confira 10 curiosidades que você não sabia sobre o Natal:

 10. SAVE THE DATE
Não existem registros bíblicos sobre o exato dia em que Jesus veio ao mundo. Na realidade, o dia 25 foi escolhido para celebrar o nascimento de Jesus somente no século 4, quando, por intermédio do Papa Júlio I, a Igreja Católica reconheceu o nascimento de Jesus como um feriado oficial. No entanto, a data já tinha conotação pagã, nesse dia comemorava-se o “Natalis Solis Invicti” (Nascimento do Sol Invencível). A Igreja aproveitou-se dos festejos pagãos dando-lhe significado cristão, afinal, se “Jesus é a luz do mundo”, nada mais adequado do que nascer no dia do sol invencível, que acontece na Europa no final de dezembro, não exatamente no dia 25, mas entre 22 e 25 do mesmo mês. O Natal seria, portanto, relacionado à tradições pagãs do solstício de inverno, o dia mais curto do ano.

 9. ÁRVORE DE NATAL
 O pinheiro natalino não possui nada de cristão, acredite, ele também é de origem pagã. Os povos germânicos cultuavam o carvalho sagrado do Deus Odin, o Deus menino. Considerado o demônio do mundo, o Deus Odin, era representado pelos carvalhos e a seus pés eram colocados presentes, para que as crianças pegassem, muito parecido com o que acontece hoje em dia, não acham? A tradição natalina de enfeitar o pinheiro durante o Natal também relaciona-se à Cristo, devido a sua perenidade. O pinheiro é uma árvore de grande resistência, em nenhuma das estações do ano suas folhas caem ou mudam de cor, mantendo-se verde e exuberante por todo o ano, assim como Jesus e sua vida plena e permanente no coração dos cristãos.

 8. PAPAI NOEL
 O bom velhinho existiu e não era gordinho e usava roupas vermelhas, como ficou eternizado pela Coca-Cola. O verdadeiro Papai Noel chamava-se Nicolau Taumaturgo – um arcebispo turco. O religioso costumava ajudar pessoas pobres da cidade de Mira, colocando moedas de ouro nas chaminés de suas casas, durante a época de Natal. Mais tarde, diversos milagres foram atribuídos ao bispo Nicolau, e a Igreja o santificou, nomeando-o de São Nicolau. Sendo assim, sua imagem como símbolo natalino teve origem na Alemanha, e de lá se espalhou para mundo inteiro.

 7. NATAL EM GUERRA
 Já imaginou passar o Natal em pleno conflito bélico? Durante a Primeira Guerra Mundial o front Ocidental cessou os conflitos armados para entoar canções natalinas. Felizmente, todos se comoveram e iniciaram uma trégua natalina emocionante, onde os soldados saíram de suas trincheiras desejando feliz natal uns aos outros, trocando presentes e cantando músicas natalinas.

 6. FERIADO PROIBIDO
 Durante os séculos XV e XVI o Natal foi proibido pelos protestantes na Inglaterra e nos Estados Unidos. Os puritanos acreditavam que as pessoas precisavam de regras rígidas para serem religiosas, e que qualquer tipo de festa ou animação era pecado. Cientes de que a data natalícia estava ligada à antigos cultos pagãos, os protestantes criaram leis para impedir a comemoração do Natal entre os seus, uma vez que afirmavam ser um insulto a Deus honrar um dia que já foi associado com o paganismo antigo.

 5. ESTÁTUA DA LIBERDADE
 Você não sabia, mas a Estátua da Liberdade foi um presente natalino oferecido pela França aos Estados Unidos. Com certeza foi um dos maiores e mais pesados mimos já oferecidos, com 46,5 metros de altura e pesando 225 toneladas!

 4. MÚSICA ESPACIAL
 A primeira música tocada no espaço foi uma canção natalina. Em 16 de dezembro de 1965, Jingle Bells foi executada por Wally Schirra, astronauta da missão espacial Gemini 6, o primeiro a realizar um encontro espacial com outra nave.

 3. DO OUTRO LADO DO MUNDO
 No Oriente, a Igreja Ortodoxa comemora o Natal no dia 6 de janeiro, data em que os cristão ocidentais celebram o dia dos Três Reis Magos e as árvores de Natal são tradicionalmente desmontadas.

2. TRÊS REIS MAGOS
 Falando neles, pouca gente conhece o que esses três homens representam na religião cristã. Baltazar, Gaspar e Melchior eram oriundos de diferentes regiões do mundo antigo, ao contrário do que muitos pensam, eles não viajaram juntos. Cada um dos reis representava uma nação, daí a compreensão do significado da vinda de Jesus a Terra: unir os homens. Sendo assim, cada um deles trouxe um presente ao Rei dos Judeus. Baltazar, oriundo da África, trouxe mirra para o menino, um presente ofertado aos profetas. A mirra é um arbusto originário desse país, onde é extraída uma resina para preparação de medicamentos. Gaspar, que partiu da Índia, o presenteou com incenso, uma alusão à sua divindade. Os incensos são queimados há milhões de anos para aromatizar os ambientes, espantando insetos e energias negativas, além de representar a fé, a espiritualidade. Melchior, que partiu da Europa, ofereceu ouro ao Messias, rei dos reis. O ouro simbolizava a nobreza e era oferecido apenas aos deuses.

 1. BANANADA
 Os indianos cristãos festejam o Natal decorando árvores típicas do país, como a mangueira e a bananeira. Por isso, não se espante se ao visitar a Índia, em dezembro, topar com uma bananeira de Natal.

fonte: macacovelho.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ULTIMAS POSTAGENS

Postagens populares

Seguidores

Total de visualizações de página

Arquivos do blog

A TERRA E A LUA AGORA

Minha lista de blogs