Seguidores

caveiras contadoras

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Hy-Brazil, seria nosso país uma ilha celta?

Alguns historiadores acreditam que o nome do nosso país se refere, não ao pau-brasil, mas sim a uma ilha lendária do imaginário irlandês.



Tudo começou quando o monge irlandês São Brandão por volta do ano 565 D.C. após uma viagem marítima teria encontrando uma ilha ao sul da Irlanda e teria colonizado os nativos. Esse lugar fora descrito como cheio de delícias, exuberância e belezas sem fim. Muitos consideravam ser o paraíso para onde todos iriam após a morte ou simplesmente Ilha dos Mortos. Essa lenda é conhecida como Hy Brazil, palavra celta que vem dos termos “breas” e “ail” e significa Ilha dos Abençoados (Teria originado o verbo to bless no inglês "abençoar"?). Por muitos anos navegadores europeus buscaram por este paraíso movediço que surgia em meio a neblina,a ilha sempre desaparecia quando alguma embarcação se aproximava. No inicio do ano 1300 até 1870 a busca por Hy-Brasil foi incessante, a presença da tal ilha é apontada diversos mapas antigos. Comumente encontramos na cartografia medieval como uma ilha real situada no Atlântico Norte centro ocidental. Sua presença é registrada em uma data anterior a 1500, sendo o nome dado ao gigante sul-americano(possivelmente) relativo à lenda e não a árvore que fornecia pigmento vermelho cor de brasa. Outras ilhas míticas resultaram ser verdadeiras, mas Hy Brazil nunca foi encontrada. Um dos que avistaram o lugar lendário foi o capitão Jonh Nisbet, numa viagem entre França e Irlanda, em 1674. Chegou a ganhar direitos da coroa para explorá-la, mas, claro, não a encontrou novamente. Para jogar o balde de água fria na magia, dizem que o tal lugar pode ter sido uma formação vulcânica passageira, o que explicaria o nevoeiro presente nas estórias. Agora, se o nome do nosso país vem daí, não há consenso. A ilha talvez tivesse esse nome por causa de um semi deus chamado Breasal. E o nosso Brasil é adjetivo para a cor de brasa que o caule do Pau Brasil tem por dentro, responsável pela tintura rubra tão apreciada àquela época da exploração européia. Segundo estudiosos, o nome Brasil tem raízes genuinamente celtas. A primeira linha de pensamento diz que a tão afamada planta extraída da nova colônia portuguesa chamada de pau-brasil, foi um nome dado pelos colonizadores, já que para os nativos a mencionada árvore era conhecida como Araboutan ou Ibira Piranga. Pau-brasil seria proveniente do termo "brasas" de origem céltica e germânica. Em Portugal os bois avermelhados eram frequentemente chamados de brazino, termo oriundo do gaélico irlandês equivalente a breazáil ou ainda do termo O’Brasil que tem origem celta (Hy Breasil) indicando descendentes do vermelho. Para Sérgio Trombelli o termo Brasil vem do celta braazi que significa “terra grande”. Outros ainda apontam o termo céltico bress, que no inglês originou o verbo to bless (abençoar), como a principal raiz da palavra Brasil, que assim significaria Terra Abençoada.


BRASIL: A ILHA CELTA?

Recentemente um estudo geográfico apresentou as terras brasileiras em um periodo pré-cabralino onde a elevação dos niveis do mar teria alagado grande parte do atual territorio brasileiro. Abaixo mostra-se uma comparação feita entre dois mapas. O primeiro é uma mapa anos antes do primeiro desembarque português na costa brasileira e o segundo se trata de um estudo feito pelo geólogo Paulo Roberto Martini, da Divisão do Sensoriamento Remoto. A existência da Hy-Brazil sempre teve caráter mítico. Entre verdades, coincidências e lendas, o mais impressionante é poder mergulhar no mundo céltico e se identificar de alguma forma com aquele povo. A principal questão é que esse mito teria sido um dos motivos que impulsionou a exploração dos mares. A busca por uma terra tão perfeita, lugar ideal para os druidas que almejavam viver ali para sempre. Terra onde não havia árvore infrutífera, cheia de arbustos floridos e sem inverno. A lenda havia criado raízes no imaginário do homem europeu. E quando os portugueses chegaram a Pindorama a beleza da nova terra encheu seus olhos. Pero Vaz de Caminha em sua carta bem que poderia ter concluído sem mais delongas a D, Manuel; Vossa Majestade, Hy Brazil foi encontrada!




Fontes: http://celticmythpodshow.com/blog/the-mythical-island-of-hy-brasil/ http://hybrasil3.blogspot.com.br/2009/02/hy-brazil-lenda.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ULTIMAS POSTAGENS

Postagens populares

Seguidores

Total de visualizações de página

Arquivos do blog

A TERRA E A LUA AGORA

Minha lista de blogs