Seguidores

caveiras contadoras

terça-feira, 20 de setembro de 2011

PEC 300 Governo empurra PMs para luta armada

O atual governo que já lançou mão da luta armada contra a Ditadura, agora pode experimentar o mesmo com policiais insatisfeitos com salários miseráveis.

Um ditado popular diz que o mundo dá voltas. Mas nesse caso, a volta foi muito rápida. A presidenta Dilma Rousseff e o governador do Rio Grande do Sul, ambos do PT, partido que se orgulha em ter vários membros que na juventude lutaram com armas contra o Regime Militar, agora se veem em posição oposta. Agora no poder, começam a enfrentar a reação de policiais que há anos estão sofrendo com salários miseráveis.


A posição do governo federal em barrar a aprovação da PEC 300 que cria o piso nacional dos policiais, inclusive jogando para imprensa dados fantasiosos e mentirosos sobre impacto financeiro da ordem de 43 bilhões anuais, tem criado ambiente propenso a formação de movimentos, greves e manifestações por todo o Brasil. Não foi feito nenhum estudo por parte do governo sobre o real impacto da aprovação da PEC 300, que criaria um fundo nacional para ajudar os estados que não tem condições de implementar o piso com recursos próprios. Recurso todos sabemos que a União possui para bancar a PEC 300. O que falta é levar a segurança pública a sério, coisa que nunca foi feita neste país. Soma-se a isso uma população anêmica e alheia ao que acontece no país e incapaz de protestar e cobrar mudanças.

O que tem mais revoltado a tropa é que ouve tanto por parte da presidenta Dilma como do governador do Rio Grande do Sul, na campanha eleitoral, sinais de que iriam apoiar a melhoria salarial dos policiais.

Diante do impasse da PEC 300, militares tem buscado melhorias em seus respectivos estados, caso que acontece atualmente no Rio Grande do Sul. Apesar de ter ser a quarta maior economia do Brasil pelo tamanho de seu Produto Interno Bruto (PIB), o Rio Grande do Sul tem o pior salário policial entre todos os estados brasileiros. Para se ter uma ideia, o estado de Sergipe ocupa a 21a. posição no PIB e tem o melhor salário do Brasil, desconsiderando Brasília. Lá o policial iniciante recebe cerca de R$ 3.200,00, enquanto que no rico Rio Grande do Sul não chega a R$ 1.200,00.

Diante dessa grave situação, há quase dois meses policiais tem protestado queimando pneus e interditando rodovias por todo o estado gaúcho. Até o presente momento mais de 50 ocorrências foram registradas. A mais grave e que já aponta para uma radicalização da tropa nunca vista no país, foi realizada no dia 15 de setembro, quinta feira, onde foi colocado um boneco vestido de PM com uma bomba amarrada. O Grupo de Ações Táticas Especiais agiu, retirando o artefato do local e constatando que tratava-se de uma falsa bomba.

No mesmo dia foi entregue a TV Record um vídeo onde policiais militares assumem a autoria do "atentado" ao Viaduto Otávio Rocha, no Centro de Porto Alegre. No vídeo dois homens fardados, com coletes balísticos e com capuz criticam o governador Tarso Genro e fazem ameaças:

"O senhor não está nos levando a sério, sr. governador. O senhor está querendo que seja colocado uma bomba real, ao invés de um simulato, igual ao que foi deixado hoje no viaduto."

Fato lamentável mostra que a situação é grave e merece atenção especial do governo do estado e da Presidência da República. Policiais que historicamente são massacrados com salários ridículos e defasados tem desafiado o rígido código militar por questão de sobrevivência. Policial Militar no Brasil vive um dilema triste e perigoso. Com baixos salários só tem duas opções: fazer bico para sobreviver ou corromper-se. O governo sempre ignorou este fato e tem criado uma bolha no setor de segurança pública que agora tem sinais que está prestes a explodir.

Movimentos dessa natureza podem se espalhar por todo o país, criando um fato inédito, onde as próprias forças de segurança lançam mão da luta armada para terem dignidade salarial. Esperamos que o governo não pague para ver.

Nota: a imprensa nacional continua a ignora o fato e nada fala a respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ULTIMAS POSTAGENS

Postagens populares

Seguidores

Total de visualizações de página

Arquivos do blog

A TERRA E A LUA AGORA

Minha lista de blogs