caveiras contadoras

domingo, 22 de dezembro de 2013

Krampus


Krampus é um ser de aspecto demoníaco que, segundo a lenda, acompanha São Nicolau durante a época do natal. A lenda também diz que o Krampus pune as más crianças que não se comportam, ou seja, ele é um Papai Noel ás avessas. Diz a lenda que muitas crianças são levadas por eles, como modo de punição pelas suas birras e maldades. A lenda do Krampus é de origem Alpina, os países de origem e que ainda cultuam essa lenda são: Suíça, Alemanha, Itália, Eslovenia, Áustria, Liechtenstein e França. O Nome Krampus (Krampen) é de origem alemã e significa "garra" na lingua alemã antiga, mas ele também possui outros nomes dependendo da região. É tradição nesses países os meninos se vestirem de Krampus nas duas primeiras semanas de dezembro para assustarem as crianças (e alguns marmanjos junto), particularmente costuma começar no dia 5 de dezembro. É comum usarem correntes e sinos enferrujados para assustar e atormentar as pessoas, além é claro, as suas fantasias para lá de macabras.



Em algumas regiões afastadas dos centros urbanos é costume os Krampus aplicarem surras nas pessoas, geralmente em meninas.





No século IV o Papa Gregório havia dito ao encapetado Santo Agostinho que permitisse que esse personagem de origem pagã fosse imcorporado às festividades. E isso foi uma jogada inteligente do papa, já que esse personagem pagão ainda era muito cultuado pelos povos desses países, especialmente na zona rural. Nada melhor do que batizar a criatura e incorporá-la às tradições cristãs, batizando o Krampus (que antes era chamado pelos nomes de Percht, Bartl, Ruprecht e Knech, entre outros) e colocando ele ao lado de São Nicolau como uma forma de equilibrar as forças entre o bem e o mal, o cristianismo só teve a ganhar. Em diversos desses países é comemorado o dia de São Nicolau (6 de dezembro) com desfiles de pessoas caracterizadas de Krampus. As pessoas se vestem de Krampus e saem pelas ruas participando do que é conhecida como Krampuslauf (Corrida do Krampus), uma espécie de desfile/caminhada onde os Krampus andam com tochas e tridentes nas mãos assustando as crianças. Para quem quizer saber um pouco mais sobre o assunto entre no site: http://krampus.com/
























fonte: o calafrio.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ULTIMAS POSTAGENS

Postagens populares

Seguidores

Total de visualizações de página

MELHORES DO YOU TUBE

Loading...

Arquivos do blog

A TERRA E A LUA AGORA

Minha lista de blogs