Seguidores

caveiras contadoras

terça-feira, 12 de junho de 2012

Deus Thor.


Deus dos Raios e Trovões, na mitologia germânica. Era um Deus de cabelos vermelhos e de barba.

Segundo a mitologia, Thor é o mais forte dos deuses e dos homens também. Adorava disputas de poder e era o principal campeão nas batalhas com os gigantes de gelo.

Com seu poderoso martelo disparava os raios. Representava a força da natureza contida no trovão. Também usava luvas de ferro mágicas para segurar o cabo do martelo e um cinturão que dobrava a sua força.
Filho de Odin, era casado com Sif, Deusa da Colheita, com quem teve uma filha chamada Thrud, que quer dizer força. E de sua união com a giganta Jarnsaxa, teve os filhos Magni, que significa força também, e Modi, que é coragem.
Atualmente comemora-se no dia 19 de janeiro a festa chamada de Thorrablottar, ainda é preservada pelos mais velhos, que pedem proteção contra as tempestades.






A personificação da força, do raio e o trovão, residia no maior dos palácios de Asgard, em Bilskirnir, uma grande deusa mansão com quinhentas e quarenta estâncias (o mesmo número que o das portas do Walhall) para alojar esplendidamente nelas todos as pessoas humildes após a sua morte, assegurando-lhes a felicidade eterna, em igualdade com os seus criadores e senhores, os guerreiros, para compensá-los de tudo o que na terra tinham padecido. Thor era também o defensor dos humanos perante o perigo dos gigantes do frio; tão respeitado e adorado era pela sua tutela que era considerado o segundo na ordem celestial, e a figura da sua arma, o martelo Miölnir, era também o signo que faziam os crentes para pedir a proteção divina, ao mesmo tempo em que se usava sacramentalmente essa ferramenta para bendizer o lar, para marcar com estacas as propriedades, para dar validade a um casamento ou para rematar a pira funerária. Quando da terra se ouvia o bramido da tempestade, os humanos sabiam que, por cima das suas cabeças, estava passando o carro de Thor, puxado pelas suas duas cabras de belfos de fogo, e podia ir lutar contra os gigantes gelados, o maior perigo para os nórdicos, sempre ameaçados pelo frio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ULTIMAS POSTAGENS

Postagens populares

Seguidores

Total de visualizações de página

Arquivos do blog

A TERRA E A LUA AGORA

Minha lista de blogs