Seguidores

caveiras contadoras

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Pyramiden: A cidade-fantasma no fim do mundo, abandonada em 1998, cujo motivo até hoje permanece um mistério



A História Oficial

Pyramiden foi durante mais de 80 anos a cidade com população fixa mais setentrional do mundo. Localizada na ilha norueguesa de Svalbard, na impressionante latitude de 79o, era propriedade de uma empresa russa de exploração carbonífera, onde junto com as vilas de Barentsberg e Grumant retirava de dentro das montanhas geladas do ártico o precioso carvão que aqueceu as casas das famílias russas durante várias décadas.

Localização da ilha norueguesa de Svalbard


Pyramiden foi construída para ser um exemplo de como um modelo socialista poderia dar certo. Comida gratuita, cinemas, teatros, quadras poliesportivas, escolas e uma biblioteca com mais de 50.000 volumes eram alguns dos benefícios de seus milhares de habitantes durante sua época áurea.


Lancha rápida deixada em Pyramiden



Prédio abandonado



No cinema, os Projetores permanecem intocados. Até rolos de filme estão nas máquinas


Pyramiden: A cidade-fantasma no fim do mundo, abandonada em 1998, cujo motivo até hoje permanece um mistério


A imponente fachada de um dos edifícios, com o onipresente busto de Lênin


 Pyramiden: A cidade-fantasma no fim do mundo, abandonada em 1998, cujo motivo até hoje permanece um mistério.


Mais prédios


Entrada de complexo esportivo



Outro monumento indicando a localização, no paralelo 79o. A cidade mais setentrional do planeta


Caminhão abandonado


TELEFONE

Mais um dos grandes prédios soviéticos de Pyramiden

Construções com o inconfundível estilo soviético constrastavam com os paredões rochosos e praias desertas, habitadas por nada menos que 3.000 ursos polares.


Ursos polares são presença constante na ilha. Em Svalbard, só se sai para andar armado

Porém, como a maioria dos projetos subsidiados pelo Kremlim, o colapso do sistema soviético durante os anos 90 acabou por fechar a "Pérola do Ártico". Nada demais, se não fosse pela maneira com que ela foi desativada: Em uma manhã de 1998, foi dado o aviso repentino para que todos os trabalhadores fizessem as malas pois a ilha seria abandonada imediatamente.


A retirada foi tão rápida que os mineiros deixaram até suas botas para trás

Devido ao isolamento do local, até hoje a cidade está perfeitamente conservada, com muitos prédios perfeitamente habitáveis, exceto pela falta de calefação.


A Versão Não-Oficial

Mas alguns não acreditam na versão oficial da história, e insistem que Pyramiden foi evacuada pois era apenas uma "fachada" construída pelos russos para explorar um estranho portal que teria sido encontrado na ilha em 1928.

Uma foto bastante polêmica divulgada em 2009 mostra uma estranha construção parecidas com colméias no meio do gelo, que seriam os portões para uma cidade construída por uma civilização desconhecida.

No verso da foto, pode-se ler a seguinte inscrição (em russo):
"Nosso último e solene momento, antes de enterrarmos o portão e toda a verdade com ele. Pyramiden, Spitsbergen, 1928


Quais as razões para que os soviéticos enterrassem para sempre os portões encontrados em 1928 ? Oficialmente o nome da cidade seria devido ao formato de sua principal montanha. Seria este mesmo o motivo ?


É óbvio que esta história parece ter muito mais de sensacionalismo do que fatos concretos, mas achei no mínimo um história bastante interessante




Svalbard Hoje

A cidade de Longyearbyen permanece habitada, e apesar de ter apenas 1700 habitantes, tem Aeroporto, Shopping, Cinema, Hotel e uma Universidade (Universidade do Ártico)

A cidade de Longyearbyen permanece habitada, e apesar de ter apenas 1700 habitantes, tem Aeroporto, Shopping, Cinema, Hotel e uma Universidade (Universidade do Ártico)


Longyearben, a capital administrativa mais setentrional do planeta

Longyearben, a capital administrativa mais setentrional do planeta


Apesar de Pyramiden ter sido evacuada, a ilha de Svalbard continua com cerca de 1.700 habitantes fixos na cidade norueguesa de Longyearbyen, único ponto habitado da ilha que não foi comprado pela mesma empresa que cuidava de Pyramiden: a Soviet State Trust Arctikugol, que comprou 3 vilas carvoeiras no início dos anos 30 (por coincidência uma data bem próxima a 1928). Será que simples minas de carvão seriam motivos suficientes para que os soviéticos criassem uma empresa capitalista para adquirir 3 vilas em uma remota ilha pertencente a outro país ?


As minas de Pyramiden
Que histórias elas escondem ?
As minas de Pyramiden
Que histórias elas escondem ?


Especula-se que a "cidade-fantasma" de Pyramiden esteja sendo preparada para receber turistas. Talvez seja o renascimento da "Cidade do Fim do Mundo". Estariam Rússia e Noruega preparando a divulgação de uma das mais sensacionais descobertas arqueológicas da história ? O tempo dirá...


Outra curiosidade sobre Svalbard
Foi esta remota ilha norueguesa que a ONU escolheu para ser o silo de armazenamento de todas as sementes conhecidas do planeta, para o caso de algum desastre natural destruir algumas destas espécies. O "Global Seed Vault"é um "Bunker" super moderno foi construído encravado na rocha, em meio ao gelo do Ártico especialmente para esta tarefa.


Entrada do "Global Seed Vault" em Svalbard



Ilustração mostrando o "Global Seed Vault"por dentro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ULTIMAS POSTAGENS

Postagens populares

Seguidores

Total de visualizações de página

Arquivos do blog

A TERRA E A LUA AGORA

Minha lista de blogs